26/02/2010

Armação Ilimitada

fevereiro 26, 2010 3 Comments
Armação Ilimitada ficou no ar por quase quatro anos, que foram marcados pela irreverência, ousadia e efeitos de edição nunca usados na TV. Voltado para o público adolescente da Rede Globo, era exibido às sextas-feira às 21:20, entre 1985 e 1988, e que misturava aventura e esportes além de outros temas típicos da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Os protagonistas, Juba (Kadu Moliterno) e Lula (André di Biase) viviam dois proprietários de uma agência prestadora de todos os tipos de serviço: do conserto de um toca-discos até a redação de um discurso para o presidente da República. Juntos embarcavam em várias aventuras - tudo isso para garantir o faturamento do mês e a adrenalina de cada dia.






Zelda Scott (Andréa Beltrão) era filha do exilado político (Paulo José) e estagiária do jornal Correio do Crepúsculo, tinha uma relação amorosa com Juba e Lula, formando um triângulo amoroso nunca solucionado porque a moça não via problema nenhum em amar os dois ao mesmo tempo.

E o Bacana (Jonas Torres)? Era um órfão muito esperto que se une a Juba, Lula e Zelda.

O Chefe de Zelda (Francisco Milani), chamado apenas de "Chefe", o editor do Correio do Crepúsculo aparecia sempre caricaturado de acordo com o que falava com Zelda (sempre ao pé da letra). Por exemplo, quando dizia que despachava os assuntos do jornal, aparecia num ritual de candomblé.

Ronalda Cristina (Catarina Abdala) era a melhor amiga de Zelda, e como esta mesma dizia, era a "rainha do último grito", ou seja, sempre aderia incondicionalmente à moda do momento.

O seriado inovou em diversos aspectos, tanto no texto quanto nas imagens. Os episódios eram narrados por Black Boy (Nara Gil), um DJ que tocava músicas e, ao mesmo tempo narrava e comentava as tramas, num cenário de estúdio radiofônico, provavelmente inspirado em personagem do filme The Warriors de 1979. 

O inesquecível seriado Armação Ilimitada já ganhou um prêmio Ondas, considerado o Oscar europeu da televisão. No ano de sua estreia na Rede Globo, 1985, a atração foi considerada a melhor série produzida para a televisão na opinião dos jurados do concurso. Até então, apenas dois programas brasileiros tinham recebido a premiação: o seriado Malu Mulher (1979) e o especial Morte e VIda Severina (1971).

A trilha sonora, creditada a Ari Mendes, tem o riff de guitarra na abertura retirado quase que integralmente da música Say What You Will, da banda Fastway, em seu primeiro disco, de 1983.


Assista o primeiro episódio de Armação Ilimitada aqui.
Quer saber mais sobre o seriado? Clique aqui também.



.

25/02/2010

22/02/2010

A casa da minha avó

fevereiro 22, 2010 1 Comments
 


Imagem de Irma Gruenholz
 
 

A casa da minha vó era parada obrigatória todos os domingos, era lá que víamos todos os parentes e matávamos as saudades. A casa era cheirosa, a essência daquela residência quase mística era sempre a mesma, uma mistura de sagu de vinho com cravo e canela que combinava muito bem com o cheiro do pomar carregadinho de frutas. Lembro do baita pé de uva que tomava conta de um varal e bem embaixo dele insistíamos em jogar futebol, mesmo levando bronca do vô que ficava numa cadeira de balanço logo a fente da porta dos fundos da casa. O único lugar que não podia jogar a bola era nos canteiros feitos de pedras, onde tinha rosas, hortências e uma variedade incrível de verduras e todos respeitavam mesmo.

Tudo era muito limpinho que até brilhava. Mas lá não tinha aquela neura de manter tudo limpo, pois lá podíamos tudo, até mesmo quando fosse pra lá, a primeira coisa que fazia era ver que doce tinha em cima da mesa, sem mesmo cumprimentar as pessoas. E essa era a melhor parte da casa, porque lá é que saiam os bolos de milho, as sopas de figo e os queijos caseiros. Era uma mesa comprida que também servia para pôr casinhas e prédios feitos de dominó, carrinhos e bonecos.

O baú de briquedos era uma festa, lá era mais divertido do que aquele que tínhamos em casa. Tinha para todos os gostos e minha brincadeira predileta era trocar as roupinhas das bonecas e fazer dos móveis a repartição de uma casinha.


 

Na estante da sala tinha duas portinhas cheias de gibis e livros infantis, lá me perdia por horas a fio e os olhos escorregavam de vez enquando para assistir os imperdíveis filmes da sessão da tarde quando passávamos as férias lá.

E o pomar? Ah, o pomar! Lugar mágico para as brincadeiras mais legais da face da Terra. Lá é que a imaginação aflorava, onde as árvores gigantes viravam espaçonaves, aviões e até mesmo navios imensos que resgatam pessoas depois de um trágico acidente. Lugar das brincadeiras clássicas que toda criança adora como esconde esconde, pega pega e pega ladrão.

A casa da minha vó tem cheiro de infância.



.

 

20/02/2010

A galinha azul

fevereiro 20, 2010 1 Comments



Uma das propagandas que embalou minha infância. Se você nasceu antes dos anos 90, certamente tem esse jingle impregnado em sua memória: "Caldo Maggi, o caldo nobre da galinha azul".

Criado pela Norton Publicidade, o sí­mbolo da galinha azul ganhou imensa popularidade nos anos 90. O mascote da campanha na cozinha das casas, feita de plástico em azul e branco, sucesso garatido na época. E quem não lembra ainda da bizarra "dança da galinha azul"? Um merchandising no programa "Viva a Noite", apresentado pelo Gugu Liberato no SBT.

Por um bom tempo, esse segmento não apresentava um grande diferencial de comunicação entre seus dois maiores concorrentes Maggi e Knorr, inclusive os produtos eram muito parecidos. Por isso, a sacada da Nestlé em procurar algo novo funcionou tão bem para os padrões da época. Simples, criativo e a galinha nobre, de sangue azul é lembrada até hoje, quase duas décadas depois.

No Carnaval de 1989, a marca criou até um bloco com direito a trios elétricos exclusivos. Os resultados obtidos com a campanha proporcionaram a marca um aumento nas vendas e no í­ndice de participação de mercado consideráveis.


.

18/02/2010

Willow Na Terra da Magia

fevereiro 18, 2010 1 Comments


Nos anos 80, os épicos infanto-juvenis eram bem populares. É dessa década que temos os maiores clássicos do gênero, como Willow Na Terra da Magia.

George Lucas abandonou a galáxia de Star Wars em 1983 e se concentrou no passado medieval, Willow é uma de suas melhores histórias já escritas, em uma terra que tem suas próprias regras e lendas, ele viajou ao criar uma vila de anões de onde saiu o aprendiz de mago Willow, é o tipo de herói relutante que mostra seu valor no decorrer do filme quando se compromete a cuidar de um bebê especial e entra numa guerra ao lado de um divertido Val Kilmer meio Han Solo, com efeitos especiais novinhos em folha para a época e muita ação.



A história começa no calabouço do castelo da demoníaca Rainha Bavmorda, uma prisioneira dá à luz uma criança que, de acordo com uma profecia antiga, colocará fim ao reino da maléfica rainha.

Uma parteira salva o bebê da fúria de Bavmorda, mas é forçada a jogar a criança em um rio quando os capatazes da rainha a alcançam. A correnteza do rio conduz a criança a uma vila de anões, onde mora Willow que resolve cuidar da criança, sem saber do destino que a espera.
Quando os capatazes descobrem o paradeiro da criança, Willow começa uma difícil jornada para levar o bebê para o seu povo e concretizar a profecia.




E, como estou viciada nesse negócio, por onde anda Warwick Davis?

Davis, que sofre de nanismo, nasceu em 3 de fevereiro de 1970, em Epsom, Surrey. Começou a atuar em 1981 no filme "Os Bandidos do Tempo". Mas só teve reconhecimento a partir de "Willow – Na Terra da Magia", filme em que foi protagonista. Recentemente o ator participou de "As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian", e poderemos vê-lo em breve em Harry Potter e o Enigma do Príncipe.


Ao contrário da maioria dos anões (70%) que têm uma condição chamada acondroplasia, ou seja, o nanismo é causada por uma doença genética extremamente rara chamada displasia congênita spondyloepiphyseal (SED). Warwick, disse que a única desvantagem de ser pequeno foi a problemas de saúde associados. De seu próprio nanismo, Warwick disse que - "Conforme você envelhece, você pode sofrer de quadril doloroso, e nossas articulações desgastam muito mais rápido do que as pessoas de estatura média."

Warwick tem uma mulher e dois filhos, que vivem em Yaxley perto de Peterborough. Sua esposa, Samantha tem acondroplasia, assim como seus filhos, Annabel e Harrison.


Assista Willow Na Terra da Magia no You Tube
.

Bolinhas de Gude ou Clicas

fevereiro 18, 2010 0 Comments


Esta é um brincadeira infantil que não fez muita parte da minha infância. Sendo menina, dava ênfase para as brincadeiras de meninas, óbvio. Mas, com certeza, fez parte da infância de muitas pessoas, é um dos símbolos máximos da liberdade e rebeldia infantil masculina. O "barulhinho" das conhecidas "clicas" são inesquecíveis nas ruas de casa, na hora do recreio e nos campinhos de futebol.

A história conta que as civilizações egípcias e romanas conheciam jogos com bolinhas. Estas eram feitas de mármore (vindo daí o nome em inglês do brinquedo "Marbles" - lascas de mármore), alabastro e cerâmica, madeira e até ossos de animais. Na Grécia antiga, as crianças jogavam com castanhas e azeitonas.

Em Roma, com nozes e avelãs. Em um túmulo de uma criança egípcia, foram encontradas bolinhas feitas de pedras polidas, jade e ágata, datadas de 1.450 a.C. O jogo era tão popular na Roma dos Césares, onde era conhecido como "esbothyn", que o imperador César Augusto, tinha o costume de parar na rua para assistir as partidas. Acabou sendo difundido pelo Império pelas Legiões Romanas, ganhando assim o mundo.

Jogo tipicamente infantil, percorreu os séculos chegando até os dias de hoje. O nome "gude" deriva de "gode", do provençal, que significa "pedrinha redonda e lisa". Bem óbvio.

Difundiu-se pelo mundo e no século XVII, famoso ficou um poema, de escritor anônimo inglês, que descrevia o estudante como "um asno na sintaxe, mas um bamba no gude". Sensacional.

Nos séculos XVIII até o início do século XX, o grande fabricante de bolas de gude foi a Alemanha. Mas a partir daí, difundiu-se a fabricação do brinquedo de um material bem mais barato e acessível, o vidro, dando origem assim, ao brinquedo que hoje conhecemos.

Ta vendo? As famosas clicas fizeram muito sucesso antes mesmo do que a gente imagina, mas não tenho mais visto com tanta frequência entre as brincadeiras de rua dos moleques. Acho que entre as brincadeiras com bola, a da vez é o bom e velho futebol.


.


.

Pula Pirata

fevereiro 18, 2010 0 Comments



Dentro de um "barrilzinho" é colocado um pirata. Após, cada competidor coloca no barril uma espada, até que o pirata pula. O competidor não tem muito controle sobre o resultado de sua ação. Baseia-se exclusivamente na sorte. Mas normalmente a criança leva um susto com o pulo do pirata, o que já garante boas risadas, sempre essenciais para o sucesso de uma atividade infantil.


.

16/02/2010

Por onde anda o Elliot do filme ET, O Extraterrestre?

fevereiro 16, 2010 0 Comments

Henry Thomas chegou a desistir de ser ator, mas retomou a carreira e participou de filmes conhecidos.



Quem não se lembra de Elliot? O ator que deu vida ao menino esperto que enfrentou diversas aventuras ao lado de um amigo de outro mundo no filme "E.T. - O Extraterrestre", chama-se Henry Thomas e hoje está com 37 anos.

Henry iniciou na carreira pela persistência. Ele tinha tanta vontade de ser ator, que insistiu para que seus pais o inscrevessem em um teste para cinema. O filme era "Raggedy Man", em 1981, e o menino de 10 anos ganhou o papel principal.

Apesar de ter feito um protagonista, o sucesso estrondoso só veio depois de interpretar Elliott, em 1982, aos 11 anos, no filme de Steven Spielberg. A notoriedade foi tão grande, que o ator ainda é lembrado pelo papel feito há 28 anos.

Ser uma pessoa conhecida mundialmente mexeu tanto com a cabeça de Henry que, aos 13 anos, ele decidiu que não gostaria mais de atuar e voltaria a ser uma criança comum. Ficou fora do cinema por um tempo, mas mudou de idéia em seguida.

O ator passou toda a década de 1990 fazendo papéis secundários e tentando retomar sua carreira, mas apenas em 2002 voltou definitivamente a aparecer para o mundo. Foi nesse ano que o filme "E.T. - 20 anos" foi relançado com cenas inéditas e Henry participou da divulgação ao lado de Spielberg e Drew Barrymore.

Henry Jackson Thomas Jr. nasceu em Santo Antônio, no Texas, em 9 de setembro de 1971, e é filho de Carolyn e Henry. Além de ator, é também músico e já teve uma banda de folk-rock, em que tocava guitarra e cantava.


.

02/02/2010

Como era divertido jogar Taco

fevereiro 02, 2010 2 Comments


Apesar das janelas quebradas e bolas perdidas este era um dos meus jogos favoritos. Eu conhecia por taco e muitos conhecem como bets. Sem falar na cuspida no taco pra decidir quem começava com o taco. Todo pedaço de pau que via na rua prestava atenção se não era bom pra jogar taco. As latinhas de refrigerante ou garrafas pet também serviam para fazer as casinhas.




Clique na imagem para lembrar as regras do jogo.


.

As melhores brincadeiras de todos os tempos

fevereiro 02, 2010 0 Comments


Ilustração, de página dupla, publicada em março/2005, na revista Superinteressante da Editora Abril. O tema explorava as brincadeiras mais famosas da infância: Cabra-Cega, Taco, Esconde-Esconde, Pega-Pega, Passa-Anel, Estátua, Alerta, Queimada, Salada-Mista, Amarelinha, Pular Corda e por aí vai.



.

Banco Imobiliário

fevereiro 02, 2010 0 Comments
Não importa se você tem 8 ou 80 anos de idade, certamente já ouviu falar ou mesmo já jogou o clássico, divertido e viciante jogo Banco Imobiliário. Jogo de tabuleiro predileto da família naquelas noites de sábado chuvoso, em que propriedades, hotéis e empresas são comprados e vendidos, onde uns jogadores ficam ricos e outros vão à falência ou bancarrota.


O jogo foi inventado nos Estados Unidos em 1932 por Charles Darrow, um vendedor de sistemas de aquecimento desempregado que vivia em Germantown, Pensilvânia. Apesar de ser baseado em jogos semelhantes aos existentes anteriormente, Charles Darrow ficou associado para sempre ao jogo, até porque a empresa que o comprou fez questão de insistir na idéia de ser ele o seu inventor. Ele vendeu os direitos à empresa Parker Brothers, que são os atuais detentores dos direitos de autor do jogo.



Passados 75 anos de sua criação, o clássico jogo de tabuleiro será relançado.




Para quem era viciado neste jogo, a novidade é que vai mudar de cara em 2010 para comemorar os seus 75 anos. Segundo informação divulgada pela Hasbro, dona da marca Monopoly, que no Brasil virou Banco Imobiliário, as duas principais mudanças estão no formato do tabuleiro e no dinheiro usado para as compras do jogo.

O conhecido tabuleiro quadrado será aposentado e vai dar lugar a um circular. Além disso, as cédulas de papel serão abolidas e cada jogador usará um cartão de crédito, que será usado em uma máquina computadorizada que ficará no centro do tabuleiro.

A mudança, segundo o blog Gadget Lab, impede jogadores espertinhos de roubar na hora de comprar propriedades. Ainda de acordo com a página, a nova versão, mais "limpa", chegará às lojas ainda neste ano, mas não há estimativa de preço. Uma versão limitada com uso de cartão chegou a ser vendida nos EUA por cerca de R$ 70.



.

O Fantástico Mundo de Bobby

fevereiro 02, 2010 0 Comments


O ano de produção foi em 1990, com 52 episódios, sendo transmitido pelo SBT em 1991.



O Fantástico Mundo de Bobby é uma série de desenhos animados que conta as aventuras cotidianas do pequeno Bobby e da sua família. O desenho começava com Bobby ao lado do comediante Howie Mandel, que é um "humano". Eles discutiam o tema do dia, até que começava o episódio e Mandel se transformava em Howard Generic, pai de Bobby, já em versão desenho animado. Bob tinha apenas 4 anos e estava sempre arranjando confusões e tentando entender a vida dos adultos. A família do garoto também não ficava de fora, a mãe era fã de Elvis, a irmã era uma adolescente aborrecente e o irmão adorava pegar no pé do caçula. Bobby nunca era compreendido pela família, pois era muito sonhador, o único que talvez o compreendia era seu herói tio Ted. Ele também tinha amigos imaginários como Webbly, sua aranha de pelúcia e o inseparável cachorro, Roger.



.

Quem nunca sonhou em ter uma casa na árvore?

fevereiro 02, 2010 0 Comments

Eu não sei quanto a vocês, mas meu maior sonho e o de meus irmãos era ter uma casa na árvore. Muitas vezes chegamos a desenhar no papel o modelo de como seria, mas só ficou no papel mesmo. O jeito era fazer no chão com um monte de cadeiras, panos, plásticos e fantasias, mas não era como uma casinha na árvore.

Quando assistíamos o filme dos Ewoks - Caravana da Coragem, aqueles ursinhos fofinhos que viviam em casas suspensas em árvores, a imaginação era grande, principalmente na casa da minha avó, que tinha 3 árvores enormes no pomar. Era muito divertido, porque hora virava casa, outras virava espaçonave e outras o que a imaginação alcançava.



Lembro que queria uma casinha na árvore bem simples, com varandinha ao redor, com janelas grandes, uma escada para subir e um escorregador para descer, um colchão, um travesseiro, uma mesinha para escrever, revistinhas e guloseimas.



..

01/02/2010

Pedras preciosas...

fevereiro 01, 2010 0 Comments

"Quando criança brincava de segurar areia nas mãos. Não dava pra segurá-la por muito tempo, ela escorria pelos dedos, mas mesmo assim, ficavam umas pedrinhas. Na época, eu acreditava que eram pedras preciosas. Hoje, tenho certeza disso."


.