Chicletes

Ploc Monsters foram as melhores figurinhas de todos os tempos

16:30





Ploc Monsters foi lançado em 1987, sendo uma coleção de figurinhas transfix, aquele tipo de figura que a gente raspa com a unha na parte de trás e o desenho fica na superfície escolhida. Originalmente era composta por 80 figurinhas com desenhos divertidos de monstrinhos, criados por um ótimo desenhista conhecido como Céu D'Elia.

Cada um deles tinha um nome de pessoa, mas devido ao seu gigantesco sucesso de vendas, o número de figurinhas foi ampliado para 128, das quais metade era de figuras com nomes femininos e a outra metade com nomes masculinos, distribuídos da seguinte forma: números ímpares nomes femininos e números pares nomes masculinos.

A empresa dona da marca Ploc na época, mesmo com um comercial de TV, no qual apareciam animações de 2 figurinhas "Karen N.º 27" e "Tiago N.º 52", juntos com várias crianças, não esperava um sucesso tão grande.

Pela primeira vez, depois de muitos correndo atrás de sua principal concorrente, conseguiu ultrapassá-la. Em seu auge, o chiclete com as figuras Ploc Monster atingiu a incrível marca de 74 milhões de unidades vendidas diariamente, isso numa época em que o Brasil tinha mais ou menos 120 milhões de habitantes. Quase não havia uma criança ou adolescente que não mascasse os chicletes Ploc e tivesse o seus cadernos de escola repletos com essas figurinhas, tirando sarro de seus colegas quando achavam monstrinhos engraçados com seus nomes.

Aproveitando a mania de colecionar as figuras “Monsters” a Ploc lançou uma promoção na qual as pessoas juntavam 5 embalagens do chiclete e mandavam para uma caixa postal que eles indicavam pela TV e se recebia em casa um pôster com espaços para transfixar as famosas figuras.

Finalmente, devido a esse golpe de mestre das figurinhas, em meados de 1988 o desenhista Céu D'Elia ganhou o prêmio Top de Marketing daquele ano e a empresa responsável pelo chiclete Ploc lançou as figurinhas Ploc Zoo (1988-1989), também desenhadas por Céu, que era uma coleção de figuras de desenhos de animais que se vestiam e se comportavam como humanos e tinham como nomes os apelidos dos nomes dos monstros do Ploc Monsters de mesmo número como a figura N.º 1 do Ploc Zoo tinha o desenho de uma anta com o nome de Lú, que é o apelido de Luíza, figurinha N.º 1 do Ploc Monster.

Esta coleção teve uma vendagem razoável. Em busca da conquista de mercado que obteve com a venda do Ploc Monsters e que não coseguiu ser mantida com o chicle Ploc Zoo, a empresa proprietária da marca Ploc, lançou o Ploc Monsters 2 (1989-1990), aproveitando o nome que marcou tanto a mente das pessoas, é claro. Esta coleção Monsters era composta também por 128 figurinhas, mas suas criaturas eram totalmente diferentes das do seu antecessor, em vez de nomes humanos os desenhos tinham por nome expressões que as pessoas usavam em seu dia-a-dia e cada um deles era desenhado de acordo com seu nome, por exemplo, o nome da figurinha N.º 8 era Bocó-da-mola, por isso ele tinha suas pernas em forma de mola.

As figurinhas Ploc Monsters 2 eram bem legais, mas devido a uma péssima divulgação, a empresa investiu pouco em propaganda. A maior divulgação acontecia no programa "Xou do Xuxa", onde existia uma brincadeira de quebra-cabeça giratório onde as crianças tinham que posicionar as partes dos desenhos afim de formar 1 dos 8 monstros possíveis e quem formasse uma das figuras primeiro recebia como prêmio uma caixa do chiclete e um brinquedo, por causa disso as vendas não atingiram as metas esperadas e as figurinhas foram retiradas de circulação.

E este foi o fim melancólico da saga Ploc Monsters, sem dúvida nenhuma, as melhores figurinhas de chicletes de todos os tempos.


Clique na imagem para melhor resolução






.

You Might Also Like

8 comentário(s)

Total de visualizações de página

Seguidores