25/06/2008

Super Trunfo

junho 25, 2008 2 Comments
Produzido pela Grow nos anos 70, voltado a automóveis e outros veículos, se popularizando nos anos 80.

Consiste em tomar as cartas em jogo dos outros participantes através de escolhas das características de cada carta, como velocidade, altura e longevidade. Pode ser jogado de 2 a 8 participantes, por qualquer pessoas tendo alfabetização. Pode ser considerado um jogo de azar, pois não exige dos participantes nenhum esforço e sim a sorte.

O jogo vinha em uma embalagem plástica simples em uma cartela de papelão, contendo 32 cartas, sendo uma delas a carta "Super Trunfo", que pode tomar todas as outras cartas em jogo.

Atualmente, conta com vários temas, entre os tradicionais carros e aviões até os mais novos cães de raça e de super-heróis.


Aqui, no próprio site da Grow, você encontrá vários jogos de Super Trunfo. Divirta-se!



.

Fofão e sua Turma

junho 25, 2008 0 Comments
Quem teve a infância na década de 80 lembra muito bem dele e sua turma.

O programa foi ao ar pela primeira vez no programa Balão Mágico em 1983, transmitido pela Rede Globo de Televisão. No começo ele não falava, só transmitia sons que eram traduzidos por Simonny que na época tinha 5 anos, juntamente com outros apresentadores mirins como Tob e Mike e mais tarde Jairzinho.

Com o fim do programa em 1986 na Globo, o Fofão já muito famoso, foi convidado para fazer um programa sozinho na TV Bandeirantes chamado de TV Fofão, seguindo o mesmo formato dos infantis da época, com apresentação de desenhos musicais e pequenas encenações de humor. O programa foi exibido entre 1987 e 1989.

Com o grande sucesso e índices de audiência elevados, o programa passou a ser exibido novamente entre 1994 e 1995, na mesma emissora, recebendo 60 kilos de cartas por semana.

O personagem Fofão teve vários produtos vinculados a ele, como o seu boneco que vendeu mais de 4 milhões, confecções, calçados, brinquedos, revistas de figurinhas, revistas de quadrinhos, shampoo, bombom, jogos infantis e os famosos LP's, sendo 2 compactos e 1 CDRoom.

Além das participações em programas como Os Trapalhões, Bom Dia & Cia, Paulo Barbosa, Angélica e Gugu. Foram feitos 8 clipes musicais e vários vídeos somente para a televisão. Em 1988, Fofão também lançou um filme de longa-metragem em cadeia nacional, tendo como título "A Nave Sem Rumo".

Os Smurfs

junho 25, 2008 1 Comments
Os Smurfs são personagens azuis criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford.

A primeira aparição foi em 1958, na história de Johan et Pirlouit "A Flauta de 6 estrumpfes".

No Brasil, são conhecidos como uma série de desenho animado produzido pela Hanna-Barbera Productions e transmitida pela Rede Globo de Televisão na década de 80.

Os personagens são queridos até hoje, as pequenas criaturas azuis são semelhantes a duendes que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa ladeia escondida no meio da floresta.

São governados pelo Papai Smurf que, diferente de todos, usa um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco.

As únicas personagens femininas são a Smurfete e a pita Sassete, apesar disso, o *filme que será lançado em novembro de 2008 aparecerão vários personagens femininos.

Outros personagens marcantes são o Ranzinza, tão mal humorado e pessimista que chega a ser cômico. O armado tipo irritante sabe-tudo Gênio que usa um óculos.

Nos arredores da aldeia dos Smurfs vive o feiticeiro Gargamel e seu gato Cruel, sempre perseguindo-os. Inicialmente precisava deles como ingredientes em uma fórmula para obter ouro, mas depois de tantos fracassos, a vingança é motivação suficiente.

Clique aqui para ver os demais personagens.












.

16/06/2008

Os Goonies, 1985

junho 16, 2008 2 Comments

Os Goonies, com roteiro de Steven Spielberg e Chris Columbus, não é apenas uma história de caça ao tesouro. A empatia do espectador com os personagens é inevitável, o que transformou o filme dirigido pelo especialista em ação Richard Donner - que também atuou na série Máquina Mortífera e Maverick - num verdadeiro cult do gênero, com fãs de todas as idades.

O roteiro conta com um grupo de amigos que estão passando seus últimos dias juntos, antes que um empreendimento que vai passar por cima de seu bairro obrigue seus pais a venderem suas propriedades e a mudar. São eles Mikey Walsh, Brand Walsh, "Chunk" Cohen, "Bocão", "Data" Wang, Andy Carmichael e Stef Steinbrenner.

Inesperadamente, eles topam com um mapa num sótão, que levaria a um navio pirata oculto, cheio de dobrões de ouro e decidem procurá-lo. Com isso, eles esperam conseguir evitar que suas famílias percam as casas. Seguindo o mapa, os jovens acabam sendo levados a um antigo restaurante que é usado por uma família de criminosos corno esconderijo. Os Fratelli, liderados pela Mama. A partir desse ponto, eles partirão terra adentro numa aventura cheia de passagens secretas e armadilhas, plantadas pelos próprios piratas para evitar que seu tesouro seja roubado e perseguidos de perto pela família criminosa.

A cena em que os criminosos ameaçam torturar o gordo "Chunk" se ele não contar tudo o que está escondendo é impagável, como também são as intervenções do monstruoso e deformado "Sloth", irmão dos Fratelli que é mantido à parte do mundo exterior pela família, cuja simpatia o gordinho conquista com ajuda do chocolate Babe Ruth.



Muitas vezes, as crianças gritam, correm e falam desordenadamente, mas isto é premeditado, para tornar os personagens mais reais. Afinal, crianças de verdade não passam imperturbáveis pelos momentos de grande tensão: é mais crível vê-las correndo, pulando e fazendo algazarra.
Com certeza, para quem teve a infância nos anos 80 curtiu muitos filmes de ação e aventura, pois nesta década os produtores sabiam o que iria fazer sucesso com a garotada. O filme Os Goonies tem destaque especial, pois relata o quanto é divertido ter amigos de infância para desfrutar o que a vida nos dá.




.



07/06/2008

O tempo vai passando

junho 07, 2008 2 Comments
Com exceção da Vera Fischer, todos nós estamos envelhecendo. E podemos descobrir isso de uma forma bem banal, afinal de contas, é chocante o fato de que alguns calouros de faculdade do ano 2000 nasceram no improvável ano de 1982.

Portanto, eles não tem a mínima idéia de quem foi ou significou realmente Tancredo Neves e mal ficaram sabendo que ele morreu antes de assumir a presidência. Eles estavam na pré-puberdade quando aconteceu a Guerra do Golfo. Viram um único Papa em toda a sua vida. Eles se recordam do nome de dois presidentes da República, no máximo. Eles tinham 12 anos quando a União Soviética se dissolveu e não lembram da Guerra Fria.

Quem não tinha a roupa da Company estava totalmente out. As meninas trocavam papéis de carta e pulavam elástico na hora do recreio. Atari é algo que não existiu pra eles.

Nunca jogaram Pac-Man, o relógio e a calculadora da Casio e joguinhos de corrida são uma vaga lembrança pra eles. Caloi 10, BMX, Pantera e Monark com freio a tambor e muitas vezes com contra pedal são peças de museu do seu irmão mais velho.

A expressão "isso soa como um disco quebrado" não tem nenhum significado, uma vez que eles sequer conheceram os discos de vinil e muito menos sabem que os mesmos ainda existem.

Sempre ouviram falar de secretária eletrônica, a maioria nunca viu uma TV só com 13 canais e provavelmente nunca estiveram frente a frente com um televisor preto e branco, muito menos da marca Telefunken. Nem imaginam o que é videocassete da National e para eles a Mitsubishi é apenas uma marca de carro, não de televisão. Luciana Vendramini já virou uma senhora de 30 anos.

Os desenhos mais recentes pra nós, tais como ThunderCats e He-Man não fizeram parte de suas infâncias. Não tem a menor idéia do que é o Palácio da Justiça dos Superamigos.

Os grupos RPM e Nenhum de Nós são da década de 80 e não são meros estranhos. Nunca experimentaram calçar um Bamba, Kichute ou Montreal (aquele que o Silvio Santos sorteava no Domingo no Parque). O Gol GTS 1.8 ou GTI 2.0 nem EscortXR3 nunca foram sonhos de consumo deles na adolescência.

Michael Jackson para eles sempre foi branco. O esporte Morey Boogie foi substituido pelo Bodyboard. Pergunte a eles o que é uma bala soft ou Banda ou até mesmo o Pirocóptero e o Diplink que vinha com um pozinho para grudar no pirulito.

Não assistiram no cinema o filme do ET e suas férias não foram recheadas com Sessão da Tarde Especial com os filmes dos Trapalhões, De Volta para o Futuro ou Willow na Terra da Magia. Beber Gini, Grapete e comer paçoquinha Amor não fez parte da infância deles. A febre da promoção IO IO da Coca-Cola nunca existiu. Nunca tiveram o prazer de colecionar as mini-garrafas de refrigerante em que os pais vivam alertando para não tomar, pois tinha veneno dentro.

Não ouviram os Menudos e New Kids On The Block no rádio. Não se importam com quem matou Odete Roittman e nunca assistiram Perdido no Espaço, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Ilha da Fantasia e o Elo Perdido. Jamais comeram Big Mac que tenha vindo com embalagem de isopor.

A Vovó Mafalda virou a mãe da brega-star Beth Guzzo. Nunca viram o programa do palhaço Bozo. Nunca viram Sala Especial e jamais ficavam assistindo o Fantástico para babar pelas "Garotas do Fantástico".

Jamais puderam brincar nos domingos de manhã com o Sílvio Santos apresentando o quadro de sentar na cabine e responder SiiiiiiiiiiiiiM ou NãããããO quando acendia a luz vermelha e ele pedia para trocar um automóvel por uma caixa de fósforo usada. Nunca viram na TV a sensacional batalha musical entre o Ovelha e o Trio Los Angeles. Nunca viram Dominó, Polegar, e Jane Duboc no Viva a Noite (Viva! Viva! Viva!). Não assistiram o Jogo da Velha no faustão no dia em ele chamou ao palco o Placa Luminosa, Roupa Nova, Heróis da Resistência, Uns e Outros ou o Nenhum de Nós. Nem dançaram a lambada do Beto Barbosa.

Também não se lembram do Balão Mágico com a Simony, Jairzinho e Cascatinha. Você comprava o disco deles e vinha um carrossel para montar, aí colocávamos encima do disco. A famosa Armação Ilimitada antes da Sessão da Tarde? Estrelando a Zel, o Juba, o Lula e o Bacana. Lembra do sorvete em formato de tubarão? Tinha de morango e maçã verde, era ruim demais, mas nós adorávamos!

Qual a menina dessa época que não usou Melissinha que vinha com relógio, uns prendedores de cabelo lançados pela Xuxa nas cores verde limão, abóbora, amarelo ou mesmo quem não usou umas pulseiras coloridas que eram ajustadas no braço e ainda aquelas réguas que quando você batia no braço virava pulseira? Quem não rebolou imitando a Gretchen, ou brincou de bambolê?

Quem não trocou figurinha do Amar É ou Ping Pong? Alguma menina dessa época não teve a boneca Bem Me Quer, a Barbie e seus acessórios? E boneco Falcon, Comandos em Ação e o Pense Bem?

Gostaram? Então, que tal escrever algo que marcou a sua infância?



.

06/06/2008

A Dama de Vermelho, 1984

junho 06, 2008 1 Comments


Um clássico dos anos 80, assisti várias vezes embalada pelo som "I Just Called To Say I Love You" de Stevie Wonder. Neste filme os atores se casam muito bem, dando destaque especial para Gene Wilder que é um excelente ator.









Sinopse: A sedução é uma força poderosa e na forma d'A Dama de Vermelho, é a certeza de uma paixão desenfreada e gargalhadas múltiplas. Teddy é um executivo casado e com filhos, que se vê em uma situação bem complicada. Ele começa a recordar que tudo começou quando conheceu Charlotte (Kelly LeBrock), uma deslumbrante modelo que o perturbou tanto que ele se viu motivado em trair sua amada esposa Didi (Judith Ivey), apenas para ter um caso com ela. Theodore articula um plano para levá-la para cama e para complicar a situação, uma colega de escritório chamada Ms. Milner (Gilda Radner) acredita que ele está interessado nela.




.

05/06/2008

Duck Tales

junho 05, 2008 0 Comments


Duck Tales é o seriado animado de maior sucesso dos estúdios Walt Disney, produzido entre 1986 e 1991, em sua maior parte por Carl Barks e Romano Scarpa.

Patinhas é o pato mais rico do mundo, possui um império gigantesco, cuja matrizes residem em Patópolis. Vive em uma mansão sozinho, até que, seu sobrinho Donald resolve servir a marinha e deixa Huguinho, Zezinho e Luizinho aos seus cuidados.

Patinhas sempre está a procura de formas para aumentar ou manter a sua fortuna procurando minas perdidas e tesouros.

Assista o episódio "O Futuro do Patinhas"


Parte I

Parte II

Parte III






.